Para aquelas que querem ser mãe, a gestação é o início da realização de um sonho. É um período muito especial e esperado na vida destas mulheres, quando elas ficam ainda mais bonitas. Isso acontece pelos cabelos mais brilhosos, pelos seios mais fartos ou pela pele viçosa e iluminada.
No entanto, o organismo passa por muitas mudanças e elas podem acabar refletindo negativamente na pele tanto do rosto quanto do corpo. Por isso é necessário seguir algumas orientações e aprender a cuidar da pele neste momento tão desejado.
Quais cuidados devo ter com a pele do rosto?
O aumento do fluxo sanguíneo é o responsável pela aparência mais saudável e viçosa da pele das grávidas. As alterações hormonais podem favorecer o surgimento de melasma e causar aumento da acne.
Para prevenir este quadro, é aconselhável utilizar, diariamente, protetor solar com fator de proteção 30 ou maior. A futura mamãe também pode realizar procedimentos como limpeza de pele, peelings físicos e alguns peelings químicos. Pode também, se houver necessidade, utilizar algumas medicações tópicas para o tratamento da acne, mas sempre com a orientação de um dermatologista.
Como devo cuidar das pernas e do quadril durante a gravidez?
Todas as mudanças pertinentes à gravidez podem causar inchaços, aparecimento de varizes ou piora daquelas já existentes. A melhor maneira de cuidar das suas pernas é não ganhar peso em excesso e evitar permanecer sentada ou de pé por muito tempo. Outra dica é praticar exercícios físicos, geralmente natação e hidroginástica, de acordo com a orientação médica.
É importante manter o sono em dia, por isso, busque cumprir o repouso noturno de pelo menos oito horas. É possível realizar procedimentos como acupuntura, massagens e drenagem linfática a fim de diminuir o inchaço e melhorar a circulação.
Como evitar o surgimento de estrias durante a gravidez?
As estrias são um pesadelo para as futuras mamães, ainda mais se elas tiverem pré-disposição para desenvolvê-las. Para prevenir as estrias durante a gravidez, recomenda-se investir ainda mais na hidratação para suportar o estiramento excessivo da pele. Caso contrário, elas podem surgir em locais como seios, barriga e quadril. Os cuidados devem ser tomados desde o início da gravidez, mas ainda mais durante o terceiro trimestre. Para ficar bem hidratada, converse com seu dermatologista sobre misturar determinados óleos aos hidratantes indicados. Alguns ativos como manteiga de karité, óleo de semente de uva e outros são interessantes em preparações cremosas.
E os demais procedimentos, estão liberados?
O resultado de determinados procedimentos estéticos pode ser afetado pela gravidez. Converse com seu dermatologista e saiba mais sobre queloides, hiperpigmentação e cicatrizes durante a gestação. Além disso, o uso de algumas substâncias deve ser evitado neste período, como formol, ácido retinóico e seus derivados. O mesmo pode ser dito sobre medicamentos que contenham grandes concentrações de ácido salicílico, hidroquinona e uréia acima de 3%. Consulte seu dermatologista para saber quais cuidados específicos você deve ter e quais os produtos mais adequados para seu caso.
[cmsms_button button_type=”regular” button_link=”https://clinderm.med.br/#agende” button_target=”self” button_text_align=”left” button_font_weight=”normal” button_font_style=”normal” button_border_style=”solid” animation_delay=”0″]AGENDE UMA CONSULTA[/cmsms_button]