Vitamina D e Exposição Solar

Exposição solar e Vitamina D

A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas, relacionadas à saúde dos ossos, ela é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

A substância, na verdade, é um hormônio produzido pelo próprio corpo humano. Mas, quando foi descoberta, acreditava-se que ela só poderia ser adquirida por meio de alimentos, por isso era chamada de vitamina e a nomenclatura permanece até hoje.

É possível obter a Vitamina D por meio de alguns alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos, e por suplementação com orientação médica. A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar.

A absorção de Vitamina D ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de Vitamina D que será absorvida é proporcional à quantidade de pele que está exposta. Por isso, devemos expor, no mínimo, pernas e braços ao sol, sem proteção solar, de preferência entre 10h e 16h, quando temos maior incidência de UVB, por cerca de 15 a 20 minutos.

Para evitarmos o risco do Câncer de Pele com a exposição diária, o recomendado é passar o protetor no rosto e deixar as pernas e braços sem proteção; desta maneira, as quantidades de Vitamina D ainda estão garantidas e a nossa pele, segura.

Nossas Clínicas

Agende seu horário e tenha um atendimento personalizado

Madureira

Barra da Tijuca