As queilites são processos inflamatórios dos lábios provocados por diversos fatores. As queilites podem se apresentar como descamação, erosão ou inchaço nos lábios. Os tipos mais comuns de queilites são a actínica, a de contato, a angular, a esfoliativa, entre outras.
Quais são as causas da queilite?
A queilite actínica é causada pela exposição contínua ao sol e pode evoluir para o câncer. Ocorre com maior frequência em homens brancos, acima de 40 anos. A queilite actínica acomete quase exclusivamente o lábio inferior, que se torna mais fortemente avermelhado e perde a delimitação com a pele. Com o passar do tempo, a região descama e se torna ressecada e áspera.
A queilite de contato ocorre após o contato de substâncias com os lábios, como batom, pastas dentais, maquiagens, alimentos, além de instrumentos musicais de sopro ou objetos levados à boca de modo compulsivo. A queilite de contato geralmente acontece em toda a extensão labial, podendo ocasionar vermelhidão, descamação e pequenas bolhas.
A quelite angular, popularmente conhecida como “boqueira”, pode ser causada por bactérias, fungos, alterações nutricionais e outros fatores. O acúmulo de saliva no canto da boca parece ser o principal fator desencadeante desse tipo de queilite, facilitando a contaminação da ferida, geralmente pelo fungo Candida albicans. Situações que favoreçam o acúmulo de saliva no ângulo da boca, como traumas ou infecções da pele ao redor da boca. A flacidez na musculatura da face ou perdas dentárias também podem ocasionar essa forma de queilite. Entre as causas de queilite angular podemos destacar: o envelhecimento, a ausência de dentes, o uso de dentaduras mal ajustadas e de aparelhos ortodônticos e a má higiene oral. O uso de medicamentos que ressecam a boca, como a Isotretinoína, e a compulsão por lamber e morder os lábios podem agir isolada ou combinadamente para esse tipo de queilite.
Como prevenir a queilite?
As medidas preventivas incluem a aplicação de protetores solares labiais, a supressão do hábito de colocar objetos na boca e de morder ou lamber os lábios, o cuidado com a limpeza e desinfecção das próteses dentárias. Na queilite angular, devemos identificar a causa, como tratar o agente de infecções, adequação de próteses dentárias, o tratamento da deficiência nutritiva com suplementos e a correção do problema mecânico.